TECNOLOGIAS
LUZ INTENSA PULSADA – LIP
A luz intensa pulsada (LIP) é um dispositivo que emite luz de alta intensidade, policromática, não coerente e não colimada. Sua versatilidade permite combinar parâmetros e tratar vários tipos de lesões cutâneas vasculares e melanocíticas, além da realização da epilação e do fotorrejuvenescimento não ablativo. As principais indicações são: lesões vasculares, rosácea, telangiectasias, Piquilodermia de Civatte, estrias, cicatrizes hipertróficas e queloides, hemagiomas, mancha vinho do Porto, melanoses solares, efélides (sardas), nevo de Ota, hiperpigmentação em olheiras, acnes, drug delivery etc.

COMO FUNCIONA?
O mecanismo de atuação da LIP é baseado na captação de energia por determinados alvo teciduais, denominados cromóforos, cujo primeiro é o da fototermólise seletiva. Os três principais cromóforos da pele humana são a hemoglobina, a melanina e a água; cada um desses possui picos específicos de absorção de luz. Os aparelhos de LIP mais modernos emitem uma onda quadrada a cada disparo. Esta onda é fragmentada em múltiplos pulsos de emissão, o que permite que a energia seja entregue de forma eficaz ao cromóforo-alvo, evitando dano às estruturas adjacentes.
Assim, a versatilidade da LIP permite combinar parâmetros e tratar várias lesões cutâneas vasculares e melanocíticas e realizar a epilação e o fotorrejuvenescimento, com alta taxa de cobertura da pele graças a um spot grande. É alternativa útil quando os pacientes não estão dispostos a assumir os efeitos adversos de outros procedimentos que requerem tempo mais prolongado de recuperação. Assim, a LIP possui excelente relação custo/benefício.
O QUE TRATA E PARA QUEM É RECOMENDADO?